Sou uma estudante de comunicação social e, no âmbito da disciplina de  Atelier de Jornalismo, foi-me solicitada a realização de um trabalho acerca  da evolução da comunicação política na sociedade contemporânea.

Neste sentido, e sendo os Blogs um dos fenómenos com maior receptividade, teria o maior prazer que colaborassem na realização deste trabalho respondendo às perguntas que se seguem:


1. - Como surge a ideia de criar um blog que tem como temática as eleições  presidenciais?

 

A ideia da criação de um Blog de apoio à candidatura de Manuel Alegre surgiu da simples constatação de que a Internet, como meio de divulgação de opinião, é uma realidade consolidada.

 

Sabe-se assim ser em todo o Mundo Ocidental (e não só). Pessoalmente tenho obrigação de o saber em detalhe, dado que a minha profissão é exactamente na área dos Sistemas de Informação, com experiência e conhecimentos específicos em tecnologias Web.

 

Se esta visão já tinha sido anteriormente testada noutros processos eleitorais, nomeadamente nas autárquicas, mais eficaz seria no das presidenciais uma vez que os cidadãos portugueses emigrados têm capacidade eleitoral.

 

A Internet, como realidade internacional de grande implantação, é um meio eficaz, rápido e ecológico de divulgação. O aparecimento dos Blogs veio potenciar essas características ao permitir a publicação de opinião e conhecimento de forma grátis e sem complexidade. Basta o domínio de conceitos rudimentares na utilização de um editor de texto para manter um Blog.

 

 

2. - Porquê um Blog?

A ideia inicial foi de construir um Blog convencional, isto é, constituir uma equipa que estivesse interessada em editar diariamente textos sobre as presidenciais, neste caso, cidadãos que de alguma forma se sentissem motivados para contribuírem na construção de um movimento de cidadania, com o intuito de eleger Manuel Alegre.

 

Depois de amadurecida a ideia, pareceu-me nada acrescentar ao já habitual e avancei para um projecto diferente reflectindo sobre as seguintes premissas:

 

a)      Existiam diversos Blogs publicados cujos autores já tinham sugerido ou dito expressamente apoiar essa candidatura.
Sabendo que, cada um desses Blogs já dispunha dos seus leitores, seria um desperdício tentar, sequer, desviar esses públicos para um Blog diferente que ainda por cima teria de ter tempo de implantação.

b)      A Candidatura não dispõe de qualquer rede uma vez não ser sustentada por qualquer máquina partidária.

 

Criando um pólo agregador de todos esses Blogs de onde partissem, por Hiperlink, chamadas de atenção contendo excertos dos textos para cada um deles, estava criada a rede pretendida. No fundo criava-se a ideia de rede ligando todos os Blogs individuais deixando aos seus autores a total liberdade de publicarem nos seus espaços os textos que entendessem. O efeito multiplicativo foi de simples entendimento. Imaginando que cada um desses Blogs tinha fidelizados 100 leitores diferentes por dia, e que o levantamento envolvia 50 Blogs, então teríamos 5.000 leitores/diários, meta dificilmente alcançável centralizando esses textos num só Blog.

Para além disso, havia que ensaiar a inventiva na criação de um “observatório do mundo dos Blogs, nova realidade da Sociedade da Informação, Comunicação e do Conhecimento, no que se refere à candidatura de Manuel Alegre”.

(o link contido na transcrição anterior poderá ajudar a esclarecer melhor a questão)

 

3. - Há quanto tempo existe o blog?

 

O Blog Manuel Alegre – Alargar a Cidadania foi criado quase a seguir à declaração pública da candidatura.

O seu primeiro texto (Post, em linguagem Bloguística) foi publicado em 20 de Outubro de 2005, pelas 22:14 Horas.

(seguir o link anterior)

 
4. - Segundo dados recentes, os Blogs superam, em importância e visibilidade,  os WebSites institucionais dos candidatos. Na sua opinião, a que se deve este facto?

Penso que a função de um WebSite seja diferente da de um Blog.

O WebSite oficial de campanha deverá conter a informação institucional da Candidatura. É lá que estão disponíveis as linhas oficiais da Candidatura, os textos oficiais do candidato e as informações validadas e vinculativas da Candidatura.

O(s) Blog(s) é(são) um repositório da opinião de um ou mais apoiantes da candidatura. Os textos neles publicados não estão sujeitos à lógica da Campanha, não vinculam a candidatura e não a comprometem, especialmente numa candidatura como a de Manuel Alegre, onde a lógica assenta na cidadania e na liberdade de expressão dos cidadãos sem qualquer restrição e sem preocupação do “politicamente correcto”.

Dito isto, não me parece que a questão se ponha em termos de importância ou visibilidade, dado que os objectivos de cada um dos instrumentos são diferentes.

 

5. - Qual é a sua principal preocupação quando escreve ou publica um texto no seu blog?

O meu Blog (melhor, o Blog que partilho com Carlos Manuel Castro) é o Tugir em português. É aí que expresso as minhas opiniões e análises. É um dos Blogs da rede.

No Tugir não tenho qualquer preocupação especial a não ser a de manter uma linha coerente com a minha forma de estar e de ver a vida. Quando tenho oportunidade e rasgo tento fundamentar a defesa dos meus pontos de vista, baseado no conhecimento dos assuntos que abordo.

 

Como já explicado anteriormente, o Manuel Alegre – Alargar a Cidadania é um repositório de ligações em rede. Liga a liberdade de expressão dos autores que publicam nos seus próprios endereços.

 

É evidente que existe uma coordenação mínima no sentido da coerência. No entanto não existe qualquer conselho editorial ou de redacção.

 

Pretende aproveitar ao máximo os diversificados estilos de cada um dos autores e divulgar as razões que a cada um assiste na fundamentação da sua opção por Manuel Alegre.


Caso haja alguma informação ou facto que considere relevante dar a conhecer, não hesite em fazê-lo.

 

Não sendo o Manuel Alegre – Alargar a Cidadania um instrumento oficial da Candidatura, é por ela reconhecida como uma inovadora forma de colaboração. Quando a ideia se consolidou foi apresentada na sede candidatura que de imediato a acolheu conforme se comprova pelo Link que fez a partir do WebSite oficial.

 

 

 

Questionário da autoria da Carla Sofia Jorge (aluna de comunicação social)

Respostas de Luís Novaes Tito (editor do Blog Manuel Alegre – Alargar a Cidadania (http://alegrepresidente.blogspot.com))

Lisboa, 1 de Dezembro de 2005